Baseado no conto dos Irmãos Grimm, a ópera em 3 atos do compositor alemão Engelbert Humperdinck João e Maria estreia no Teatro Simões Lopes Neto
- ciaoperars

- 14 de nov.
- 2 min de leitura

A Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) e a Companhia de Ópera do RS (CORS) apresentam nos dias 6 e 7 de dezembro (sábado e domingo), às 18h, no Teatro Simões Lopes Neto, a ópera em 3 atos João e Maria. A concepção e direção cênica serão da premiada diretora gaúcha Camila Bauer, com preparação corporal de Carlota Albuquerque e direção musical e regência de Gabriel Schirato (SP) frente ao elenco do Ópera Estúdio 2025 e da Orquestra Theatro São Pedro.
Com libreto de Adelheide Wette, João e Maria é uma adaptação em português de HANSEL UND GRETEL, do compositor alemão Engelbert Humperdinck, inspirada no clássico homônimo dos Irmãos Grimm. A nova versão em português é do dramaturgo gaúcho Henrique Cambraia.
Originalmente concebida como um entretenimento vocal de pequena escala para crianças, tornou-se uma das óperas de contos de fadas de maior sucesso já criadas. Estreou no Hoftheater em Weimar, em 23 de dezembro de 1893, sob a regência de Richard Strauss. No Brasil, a ópera foi apresentada pela primeira vez no Teatro Lírico do Rio de Janeiro, em outubro de 1902.
A composição, temperada com as sofisticadas lições musicais que o compositor aprendeu com seu ídolo Richard Wagner, atribui temas musicais a certas ideias e, em seguida, transforma os temas de acordo com novos desenvolvimentos no drama. Humperdinck utiliza canções separadas (entre elas, canções folclóricas autênticas). A música, assim como as crianças, parece crescer ao longo da noite.
Os três atos se movem da casa de João e Maria para a floresta escura até a casa de gengibre da Bruxa, no meio da floresta. Em outras palavras, o drama se move do real, passando pelo obscuro, até o irreal e o fantástico.
Pensado como um espetáculo para toda a família, essa nova super produção pretende ser uma porta de entrada para crianças e adultos de todas as idades ao mundo mágico da ópera.
FICHA TÉCNICA
Concepção e Direção Cênica: Camila Bauer
Direção Musical e Regência: Gabriel Rhein Schirato
Direção de Movimento: Carlota Albuquerque
Direção Artística: Flávio Leite
Direção de Formação: Eiko Senda
Pianista Preparador e Maestro Assistente: Patrick Menuzzi
Preparação Coro Infantil CORS: Carol Braga
ELENCO
Maria: Marina Zanol e Cecília Salatti
João: Débora Moretti
Mãe: Duda Espírito Santo
Pai: Robert William
Bruxa: Xavier Quiñonez e Adolfo Amaral
Fadas: Natasha Santana e Gabriela Juca
Coro Infantil CORS
Cenários: Elcio Rossini
Figurinos: Liane Venturella
Iluminação e Projeções: Ricardo Vivian
Versão em português: Henrique Cambraia
Edição da partitura: André Delair e Robert William


